segunda-feira, 2 de março de 2009

PROGRAMA DE DISCIPLINA POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁPRÓ-REITORIA DE ENSINO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO
ÁREA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL

Curso: PEDAGOGIA (TERCEIRA SÉRIE)
Nome: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Código:
3152
Carga Horária:
34 h/a
Periodicidade:
Semestral
Ano de Implantação: 2008
Ano letivo: 2009
Professora: Maria Aparecida Cecílio

1. EMENTA

Ação do pedagogo na organização e funcionamento dos espaços educativos e as políticas da educação brasileira (Resolução nº 170/05 – CEP)

2. OBJETIVOS

Investigar o trabalho pedagógico nas instituições de ensino e nos espaços educativos (Res. nº 170/2005-CEP).

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Políticas e programas da educação brasileira a partir da década de 1990. Acesse aqui; aqui; aqui
2. Organização dos espaços educativos. Acesse aqui. Para acessar o texto, clique sobre o título: aqui

3. Estrutura e funcionamento das instituições. Acesse, aqui e aqui.

4. REFERÊNCIAS
4.1- Básicas (Disponibilizadas na Biblioteca ou aquisições recomendadas)

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.172/01. Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC/INEP, 2001. Acesse aqui.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Acesse aqui. Aqui.

BRASIL. Ministério da Educação. Acorda Brasil. Esta na Hora da Escola. Brasília, MEC, 1995. Acesse aqui.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação. Brasília, MEC, 2007. Acesse Aqui.

Políticas Públicas para a Educação: Olhares Diversos sobre o Período de 1995 a 2002. São Paulo, Cortez; Campinas, CEDES, Revista Educação & Sociedade, vol. 23, nº 80, Número Especial 2002. Disponível Aqui. Aqui

Revista Teoria e Prática da Educação. Departamento de Teoria e Prática da Educação. Universidade Estadual de Maringá. Vol. 7, nº 3, Set/Dez, 2004. Disponível aqui.

4.2- Complementares
Acesse

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